Velhinho em alta: O antigo Fusca é o usado fora de linha mais vendido no Brasil



O antigo Fusca é o usado fora de linha mais vendido no Brasil: o modelo teve, em fevereiro, 6.392 unidades negociadas, muito mais que muito carro novo.

Quem vê um Monza, Santana ou Fusca rodando pelas ruas pode achar que está diante de um carro de colecionador, de um dono apegado ao passado ou de alguém que não liga para carros mais atuais. Nada mais enganoso. Alguns desses velhinhos seguem firmes e fortes no mercado de usados.

A enorme popularidade do Fusca impede que o fim da disponibilidade de modelos aconteça tão cedo. Colecionadores e fãs continuam preservando e, em alguns casos, customizando o carro (o que é possível graças à versatilidade da mecânica). Até na menor das cidades do interior é possível encontrar clubes dedicados a expor e trocar experiências com seus modelos.


De acordo com dados da Fenabrave, o Fusca é o modelo mais vendido entre os fora de linha no Brasil. E não estamos falando do atual Fusca, mas sim do antigo, o saudoso “besouro” lançado por aqui na década de 1950 e que parou de ser fabricado há exatos vinte anos, em 1996. No mês de fevereiro de 2016, o modelo teve nada menos que 6.392 unidades comercializadas, ocupando o 18º lugar no ranking de usados. É um número tão impressionante que ele vende mais que modelos bem mais novos, como Golf, City e HB20.

Em 33º colocado está o Ford Escort (que saiu de linha em 2003), com um total de 4.297 exemplares negociados em fevereiro. É mais do que o Focus, modelo que o substituiu. Figuram ainda entre os 50 carros usados mais negociados do mês modelo como Chevrolet Monza (com 3.340), Volkswagen Santana (2.714), Ford Pampa (1.555) e Chevrolet D20 (1.366).

Influenciando muitos outros carros e vendendo como poucos, o Fusca tornou-se clássico e sua aura e legado estarão sempre presentes no coração de quem ama carros.

Como não amar para sempre? Afinal, "panela velha é que faz comida boa"! 😍





1 comentário

  1. Tão bom e gostoso de ler o teu texto, que até eu que não sou tão fã de carros comecei a apreciar mais o fusca. Ele fez parte da minha história, era amarelo com o nome carinhoso de quindim. Ótimo post. Beijo

    ResponderExcluir